Quiropraxia Instrumental – CTCVertebral

Quiropraxia Instrumental

T.I.Q. Terapia Instrumental Quiroprática

Técnica Manipulativa com abordagem de avaliação precisa e tratamento confortável, onde o ajuste é realizado através de um instrumento de baixo impacto sem stress para o paciente, com resultados rápidos e seguros, utilizado em todo o mundo.

Segundo o Fisioterapeuta Dr. Márcio Luiz Tozi, um dos ministrantes da Quiropraxia Instrumental (TIQ®) no Brasil e Sócio-Diretor do ITEMP (Instituto de Terapia Manual e Podoposturologia / SP), esta técnica teve origem pela escola americana de Logan e consiste no equilíbrio do corpo através de uma leve vibração ou micro thrust no sentido da correção da disfunção.

A técnica visa eliminar bloqueios estruturais, alterações posturais, dores agudas e crônicas, com a ajuda de um pequeno instrumento mecânico que produz uma vibração simples, suave e eficaz sem stress para o paciente. Permite ajustes específicos, promovendo a ativação dos micromovimentos, desbloqueando as articulações através de pequenos impactos em pontos específicos. É baseada num protocolo de avaliação estruturado e a escolha é obtida por uma série de testes que determinam a localização e o sentido do bloqueio.

A vibração envia uma informação ao corpo, o qual aceita e desencadeia seu processo de auto-cura, restabelecendo uma amplitude normal não dolorosa nas articulações e relaxando os músculos.

Durante o tratamento, o paciente estará confortavelmente em decúbito ventral na primeira fase e de pé na segunda fase e o fisioterapêuta enviará através do TIQ® uma manipulação precisa, unidirecional sobre um determinado número de articulações.

Verificou-se nos USA e na Europa, resultados rápidos e seguros desde a primeira sessão, com publicação em novembro/dezembro de 2003 na revista The American Academy of Orthopaedic Surgeons, Perspectivas em Ortopedia Moderna com o Título Manipulação Espinhal para Lombalgia.